domingo, 26 de julho de 2009

Encontro Pedagógico




Nos dias 21e 22 de julho as professoras do 1º. Ano do Ciclo de Alfabetização estiveram reunidas na Faculdade de Apucarana (FAP). Nesses dois dias foram discutidas estratégias para a continuidade dos trabalhos com os alunos do Ensino Fundamental de 9 anos tendo como referência o material adquirido pela SEDESHU junto a Editora Positivo "Hoje é dia”. No dia 21, a palestrante foi a assessora pedagógica da Editora, Jocéris Gapski Cachel, autora de materiais didáticos, compositora de músicas infantis com CDs lançados e professora em cursos de pós-graduação com o tema: Desenvolvimento da criança e estimulação lúdico/musical. Na quarta-feira, dia 22 a sob minha responsabilidade, as professoras discutiram o tema: “Planejamento e rotina escolar”, envolvendo-se na construção coletiva do planejamento para o próximo semestre. Aquelas que se interessarem acessem os textos discutidos e aprofundem seus estudos.
Bom semestre!<

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE

O Planejamento do Ensino

A importância de conhecer o aluno
O Planejamento do Ensino começa com o professor considerando:
• quem são meus alunos?
• quais são os conhecimentos e as experiências de vida que eles têm com relação aos conteúdos das atividades que estarei propondo?
• quais são as suas expectativas e dificuldades?

Conhecer o aluno real é fundamental para o Projeto

Essa preocupação em conhecer os alunos é muito importante, pois o professor pode se enganar quando confunde os alunos reais, aqueles que estão em sua sala de aula, com um modelo idealizado, geralmente aquele que “todo professor gostaria de ter”: saudável, bem alimentado, cuidado pela família, com acesso a livros, computador, centros culturais e lazer.
Diante dessas observações, fica claro que o Planejamento do Ensino não pode ser feito para qualquer aluno, considerando apenas as características do conhecimento, ou do conteúdo, em jogo nas atividades de ensino e aprendizagem.

Texto original: Vinicius Signoreli
Edição: Equipe EducaRede
Ilustrações: Michele Iacocca/Arquivo CENPEC