segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tecnologias na Educação

Nos próximos meses estaremos nos especializando nesse tema, por meio do curso de Pós graduação à distância pela PUC-RJ. Esperamos compreender um pouco mais sobre o assunto e, consequentemente cooperar com os colegas de docência. Assim é bom refletir um pouco sobre os efeitos das novas tecnologias no processo ensino-apendizagem.


Temos atualmente uma sociedade caracterizada pelas múltiplas linguagens, devido, exatamente, a inserção de meios de comunicação, que, intensamente se proliferam. Nesse sentido, é imperioso a adaptação de práticas de ensino que busquem melhorar a qualidade do que está sendo ofertado aos educandos. De acordo com os PCN’s (2000 p.11-12):

As novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independente do espaço físico, e criam necessidades de vida e convivência que precisam ser analisadas no espaço escolar. A televisão, o rádio, a informática, entre outras, fizeram com que os homens se aproximassem por imagens e sons de mundos antes inimagináveis. (...) Os sistemas tecnológicos, na sociedade contemporânea, fazem parte do mundo produtivo e da prática social de todos os cidadãos, exercendo um poder de onipresença, uma vez que criam formas de organização e transformação de processos e procedimentos.

Todo esse movimento exige uma formação continuada de professores. É preciso que o professor e a escola compreendam as transformações que estão ocorrendo no mundo e acompanhem esse processo, desmistificando a imagem da máquina. Assim, todos os instrumentos possíveis podem aumentar a eficiência da aprendizagem e motivar os alunos em relação às novas formas e aprendizagem.


MEC – Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio; Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000.